Header Ads

O que é cultura pop?

É altamente provável que você já foi ao cinema ver um filme de super-herói, que já baixou ou assistiu via streaming uma temporada da sua série favorita, que já tenha ouvido pelo menos uma canção dos Beatles, que já tentou passar de um estágio dificílimo em Super Mario World e que já leu o último best-seller do momento, seja em livro ou em quadrinhos. Pois é, você pode não saber, mas se você já fez pelo menos uma dessas coisas, você já entrou em contato direto com a cultura pop.

A cultura pop surgiu em meados dos anos 60 e tem relação com a chamada cultura de massa. A cultura de massa é a mistura da cultura erudita com a cultura popular, sintetizadas numa fórmula padronizada com o intuito de ser vendida - como se fosse mercadoria mesmo. Embora a cultura pop também atinja um público amplo por meio do mercado e de canais de distribuição, ela vai além da cultura de massa. Ou seja: a cultura pop é um produto de massa, feito para as massas, mas que possui valor artístico, capaz de provocar, fazer refletir e surgir significados mais amplos através dos seus conteúdos.
A série de TV The Walking Dead pode ser tomada como um exemplo. Além de ser um programa criado para atingir o público em larga escala e para ser vendido ao maior número de consumidores possível, é também uma história capaz de suscitar debates sobre nossa sociedade, relações de poder, jogos políticos, sobrevivência, sobre a fragilidade da vida e o que mais se puder imaginar. 
É por isso que a AC Pop vai discutir ciência, comportamento humano e psicologia se utilizando de uma infinidade de jogos, quadrinhos, filmes, séries, livros e músicas, pois acredita que essas formas de arte têm muito a oferecer, além de entretenimento. Vem com a gente! Porque você vai aprender um bocado e além disso vai ser muito, muito divertido! :D

Nenhum comentário